segunda-feira, 26 de março de 2012

Basalto e Xisto

 Basalto

O basalto é uma rocha ígnea eruptiva, cuja granulação é fina, em pequenos cristais. Em sua composição, o basalto é constituído de plagioclásico, piroxênio e em alguns casos por olivina.
Alguns minerais como os óxidos de ferro e o titânio também são encontrados. A rocha do basalto, referida como rocha basáltica, apresenta cor escura conhecida tecnicamente como rocha máfica. Esse tipo de rocha é muito utilizada na construção civil.
É proveniente de rocha vulcânica e, em estudos geológicos, é detectada pela sua cor escura, dureza e resistência, fatores que a fazem ser utilizada na pavimentação de ruas e estradas.  Por seu uma pedra de origem vulcânica, é produzida em erupções que ocorrem nas dorsais meso-oceânicas (que dão origem à tectônica de placas); derrames que formaram os platôs continentais; e em erupções menores como as que já ocorrem na arquipélago do Havaí.


 Xisto
Rocha metamórfica caracterizada pela xistosidade.*
Os xistos podem provir de vários tipos de rochas, de basaltos a pelitos e também de rochas plutônicas que sofram forte hidratação junto com metamorfismo termodinâmico.
O xisto micáceo deriva, frequentemente, de pelitos (podem derivar de plutonitos e vulcanitos ácidos e aluminosos também), representando um grau mais elevado de metamorfismo do que a ardósia e o filito. Muito brilhante devido ao crescimento de micas metamórficas, muscovita e biotita principalemente, xistosidade bem desenvolvida, por vezes crenulada por deformações superimpostas, segrega quartzo (ou carbonatos nos xistos com carbonatos) em bandas ou concentrado em charneiras de dobras isoclinais, formando barras ou lentes centi-decimétricas no meio da massa micácea.
Os xistos máficos (xistos verdes), derivados de basaltos, já mostram paragêneses como clorita, actinolita, albita.
Como acontece com muitas outras rochas metamórficas, ao termo princiapal, xisto no caso, devem ser agregados termos antecedentes e/ou termos sucedentes que caracterizem metamorfica e composicionalmente, o metamorfito. Ex.g. granada biotita xisto grafitoso; clorita actinolita xisto.
*Estrutura penetrativa de minerais recristalizados segundo orientação preferencial em planos e/ou linhas (xistosidade planar e/ou linear).O têrmo xistosidade é mais usado para xistosidade planar. Quando a xistosidade torna-se mal definida devido a inexistência ou pequena ocorrência de minerais filitosos ou prismáticos, sobressaindo a ocorrência de minerais que tendem a ser equidimensionais como feldspatos, quartzo, piroxênio, o têrmo foliação (uso genérico) é mais aplicável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário